Dicas RFV: Cuidados com a segurança com a Iluminação de natal

A iluminação de natal faz parte da tradição natalina para embelezar as casas, lojas e ruas no fim de ano. As luzes são caracterizadas pelo brilho produzido por lâmpadas coloridas, pisca-pisca, fitas de iluminação, entre outros.

Esses tipos de produtos podem ser fáceis causadores de incêndios, por isso separamos algumas dicas de segurança com a iluminação de natal da sua casa.

Verifique a condição das instalações

Antes de instalar a iluminação de natal verifique as instalações elétricas do local. Verifique se possui fios desencapados e instalações antigas podem causar pequenos ou grandes choques.

Tomadas sobrecarregadas

Muitas ligações em uma única tomada podem causar sobrecarga, podendo resultar em incêndio se estiverem próximas de objetos inflamáveis. O uso dos benjamins (“T”) é indicado apenas para equipamentos de baixa potência, por isso escolha bem o lugar da iluminação e use apenas uma tomada. 

Selo do Inmetro

Quando comprar a iluminação de natal verifique se o mesmo possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) pois isso garante que as luzes e os enfeites tenham mais segurança no momento da instalação. 

Evite instalações em áreas de risco

Não coloque equipamentos de iluminação em superfícies de metal, pois elas podem conduzir eletricidade. 

Tome cuidado com as instalações externas

Fique atento também com a iluminação de natal colocada na área externa da casa, principalmente em um jardim, com grama e plantas.

Opte por iluminação LED

Os produtos em LED são ideais para decoração, principalmente a externa, pois possuem acendimento instantâneo, não esquentam e nem sobrecarregam a instalação.

As fitas de LED são uma ótima opção para quem quer decorar com estilo e segurança. Além da variação de cores e tons desse produto, eles oferecem 80% de economia.

Gostou de saber mais sobre a segurança que se deve ter com a iluminação de natal? Para receber mais dicas acesse nossas redes sociais:

Facebook
Instagram

Veja também: 
– Ferramenta Arco de Serra
– Como escolher modelo de torneira
– Reparos de elétrica e hidráulica para você fazer na sua casa
– Diferença entre as cores dos tubos e conexões
– Tipos diferentes de conduítes